quarta-feira, 30 de abril de 2014

A TURBULÊNCIA DA MENTE CRISTALINA





A mente em sua natureza essencial é semelhante a um pequeno poço de água límpida, pura , totalmente calma e silenciosa. Quando alguém a toca, produz movimento. Se agitar as mãos com intensidade criará  ondas, tornando-a turva por causa da areia acumulada no fundo. Ora, quanto mais forte for o movimento, maior será a turbulência e a turvação da água. Para que ela possa voltar a ficar cristalina e sem ondas é necessário parar e esperar que o movimento se acalme por si mesmo. Assim também é a mente. Quanto mais se tenta pará-la -através da força, pressão ou conflito- mais pensamentos e desejos são produzidos. Portanto, não faça nada. O fazer criou toda a turbulência, todo o movimento. Apenas fique quieto e observe- como quem aprecia o fundo de um lago. E , com o tempo, a mente voltará ao seu estado inicial de calmaria e estabilidade. (Alsibar)

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A ALQUIMIA INTERIOR- The inner Alchemy


A alquimia não tem nada a ver com fenômenos de natureza física como, por exemplo, transformar metais comuns em ouro.  O segredo da alquimia  tem a ver com o processo de transmutação da química profunda ou energias sutis  da máquina humana. Transformar metais em ouro nada mais é do que uma metáfora. Os metais comuns são as emoções grosseiras tais como tristeza, decepção, angústia, sofrimento, raiva , ciúme, inveja, mágoa, ressentimentos etc. O fogo que transforma esses metais é o fogo da Consciência . Sob o fogo da consciência, essas energias grosseiras  são  "queimadas" e transmutadas em elementos ou sentimentos mais puros e nobres tais como Paz, Amor , Bem-Aventurança, Força , Luz e Sabedoria. Quanto mais intensa for a Consciência, maior será a Luz. Quando este processo é intensificado acontecem os satoris, os insights e o êxtase. E quando atinge o “ponto  máximo de ebulição”  acontece o que tradicionalmente é conhecido como Iluminação, ou Despertar! (Alsibar)

quinta-feira, 24 de abril de 2014

A CESSAÇÃO DO MEDITADOR




A meditação existe por que- ao contrário do meditador- ela não é algo criado pelo pensamento . O que não existe é o meditador. Este é criado pelo pensamento em sua busca de continuidade, preenchimento e satisfação. E se não existe o meditador- também não existe a prática, pois quem iria praticá-la? Ora, se a meditação só se manifesta na ausência do pensamento, como o meditador poderá alcançá-la - ele que é nada mais do que pensamento ? De fato, para que a meditação aconteça é necessária a cessação do meditador. E isto também ocorre naturalmente- não é resultado de nenhuma prática ou esforço. O esforço e a prática perpetuam a prisão. O melhor é ficar quieto e deixar que , com o tempo, o movimento pare por si  mesmo . (Alsibar)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O CONTRASSENSO DA PRÁTICA




A meditação não pode ser praticada. Ela é a manifestação do Sagrado, do Amor, do Desconhecido. Como disse Dogen: é a própria Iluminação. A única coisa que se pode "fazer" é não fazer nada. Esse é o significado da palavra Zazen: sentar-se sem fazer nada. Isso não quer dizer que você se senta pra meditar- não. Isso é uma interpretação errônea da palavra. Você se senta e não faz nada- nem mesmo medita. Ela pode chegar até você a qualquer hora, durante qualquer atividade- por mais banal que seja. Ela vem até você- você não tem como ir até ela. Por isso que praticar meditação constitui um contrassenso. A meditação acontece- ela é um fenômeno , um acontecimento da natureza interior. Mas para ela acontecer é necessário que a mente esteja silenciosa . E ela só silencia quando não mais busca, não mais deseja,  não mais pratica- quando ela abandonou suas atividade autocentradas ao compreender sua própria  incapacidade e limitação. ( Alsibar)

sábado, 19 de abril de 2014

ALCANÇANDO AS ESTRELAS





Ninguém pode ver por outrem. De nada vale eu enxergar e falar do que vejo se você é cego. Recupera tua visão e assim poderás olhar por ti mesmo. Se não  consegues ver a Verdade - que vitalidade terão tuas palavras? Repetir o que os outros dizem e pregam- sem a experiência direta daquilo que é pregado  não constitui uma insanidade? Mas por que repetes as palavras dos outros? Será por que te achas incapaz de vê-la por ti mesmo? Por acaso não és igual a todo mundo? Provavelmente lhe ensinaram que a Verdade é algo distante de ti, que vai se revelar algum dia no futuro ou praticando isso ou aquilo, ou ouvindo esse ou aquele guru. Mas a Verdade não está distante de ti. Ela é a verdade sobre tua vida, teus desejos,  conflitos, sonhos, intenções, buscas, medos, desejos, dores e ansiedades. É a verdade  sobre você  , sua mente, seu ego. Se só tens acesso direto a isso, é disso que deves falar. Esta é a sua verdade. Comece pelo que perto, pelo que sua percepção alcança  e depois poderás alcançar as estrelas.  (Alsibar)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

ELES APONTAM, VOCÊ CAMINHA






Por onde começar? Comece por você mesmo .Comece sabendo que tudo que você aprendeu até hoje sobre espiritualidade pode estar errado. Comece do zero- como uma criança que não sabe de nada ainda. E não se apegue mais às suas verdades e certezas- sejam elas quais forem. Sejam elas de quem forem. Palavras como “Despertar”, “ Iluminação, “ Meditação”, “ Verdade” e “ Libertação” podem ter mil e um significados- todos eles podem estar certos - ou não - como você poderá saber? Comece duvidando- não aceite nada baseado na autoridade de outrem. Não supervalorize os gurus em detrimento de si mesmo- não lhes dê autoridade nenhuma. Só há uma autoridade: a da Verdade . Não sossegue enquanto não encontrá-la. Mas nunca a encontrarás através de outrem. Deves ser livre para vê-la. Livre da autoridade, do medo, do passado, das crenças, do pensamento. Do contrário ficarás rodando em círculos. Os mestres apontam o caminho- mas quem caminha é você. (Alsibar)